top of page

BIOGRAFIA

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
Academia Brasileira de Música (ABM):  Fred Carrilho foi nomeado a ser um dos membros do rol de compositores da Academia. Fundada em 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, contém o maior acervo de música erudita da América Latina. A maior parte das obras de Fred Carrilho está disponível em seu website, na ABM e também no Música Brasilis. 
Suas obras também estão contidas nos acervos do Centro de Documentação de Música Contemporânea e a da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).


CD&DVD single (EP) intitulado “FINDA-SE ESTE DIA" (LYNDHURST). O hino foi composto por Frederic William Blunt em 1871. O arranjo foi elaborado em Dezembro de 2021. As gravações e produções foram realizadas entre Outubro/2022 e Maio de 2023 em colaboração com a C2Filmes Produções.

CD&DVD single (EP)
 intitulado “JÚBILO”, Salmos 33:3 & 47 [TEHILLAH]. As gravações e produções foram realizadas entre Outubro/2022 e  Maio de 2023 em colaboração com a C2Filmes Produções.

CD single (EP) intitulado “Estou Partindo para Ti, meu Senhor Deus”. O arranjo, para Violão 7 cordas e também 6 cordas, foi escrito em Dezembro de 2022, e gravado em 11 de Fevereiro de 2023, entre 01:15 e 01:40am, daquele dia. A música é uma a Abertura (Sinfonia) BWV156 do compositor alemão Johann Sebastian Bach. O Título original é “ICH STEH’ MIT EINEM FUB IM GRABE”. A obra foi tocada pela primeira vez na Igreja Evangélica de Leipzig no dia 23 de Janeiro de 1729. Todo o processo de produção (gravação, mixagem, masterização, criação e design gráfico da arte da capa do CD, etc) foram realizados pelo autor.


Em Abril de 2021, o novo Álbum Discográfico (Cd duplo) intitulado "UNCTION OUVERTURE", foi disponibilizado para aquisição em formato digital
A gravação das 7 músicas, contendo cerca de 95 minutos, em 27 faixas, foi realizada entre os dias 15 de Junho e 10 de Julho de 2016. Todo o trabalho conceitual (arte da capa, referências poéticas, design de figurino, fotos, etc.) foi concebido e idealizado entre os anos de 2016 e 2017. O processo de mixagem, masterização, elaboração de figurino, fotos e encarte foi realizado entre meados de 2017 e início de 2020. A partir de 2020 o autor trabalhou na revisão e finalização de todo o trabalho discográfico. 

A peça EVENTVM VII foi premiada Concurso de Composição Clássica da Fundação Nacional da Arte [FUNARTE], Ministério da Cultura [MinC] cuja estreia mundial ocorreu durante a XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea 2016/2017.

Em Junho de 2019 lançou seu novo single em CD e DVD intitulado “Mi Niño” (Isaías 9:6)– uma homenagem ao guitarrista e compositor Paco de Lucía. 

A peça EVENTVM V (dedicada ao Duo Sá de Percussão) foi premiada em Outubro de 2014 no Concurso de Composição Clássica da Fundação Nacional da Arte [FUNARTE], Ministério da Cultura [MInC]. A estréia mundial ocorreu durante a XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em outubro de 2015.

Concerto com obras autorais e arranjos de algumas das mais conhecidas obras musicais do compositor Campineiro Antônio Carlos Gomes, realizado pela Secretaria de Cultura de Campinas/SP. Os arranjos, para violão, foram especialmente elaborados para o Concerto comemorativo em homenagem a Carlos Gomes. Dentre as obras apresentadas estão IL GUARANI [Fantasia MINHA TERRA sobre temas da Ópera]. O Concerto acontece sempre em Setembro, durante o Mês/Festival Carlos Gomes, na cidade natal do Compositor, e é um dos principais eventos culturais e artísticos promovidos pela Secretaria de Cultura da Prefeitura da cidade de Campinas e Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA).

O Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional das Artes [FUNARTE], contemplou o artista em Novembro de 2014, com o DVD Compositores Brasileiros – uma coletânea das estréias mundiais realizadas durante as Bienais Brasileiras de Música Contemporânea.

O Projeto Fred Carrilho & Hong Kong Guitar Orchestra consiste de uma série de estréias mundiais e também na Ásia. O repertório tão original quanto inédito,  constou do seguinte:

Na primeira parte do evento o Sr. Carrilho apresenta obras de sua autoria do CD Alegria Eterna (2008) – obras que FORAM tocadas pela primeira vez Ásia e também obras de alguns dos principais compositores brasileiros da história do Violão Brasileiro. Na segunda parte do Concerto, a estréia mundial do arranjo para Orquestra de Violões da Ária da Bachiana Brasileira N.5 de H. Villa-Lobos, sendo esta a primeira vez, desde que a obra foi composta em 1939, que a peça fora apresentada por uma Orquestra de Violões. A HKGE utiliza um novo sistema de afinações criado pelo senhor John Kam (diretor e regente da Orquestra de Violões de Hong Kong). A obra musical EVENTVM VI para Orquestra de Violões foi concebida em 2010 e o término da composição aconteceu em 2015. Foi estreada e dedicada a Hong Kong Guitar Orchestra no Tsue Wan Town Hall Auditorium, em Hong Kong.

O CD “Violão Brasileiro - Vol. I”, foi gravado em 2013 e estreado em 2014 no Festival de Guitarras na Catalunha E no Brasil, e na Ásia em 2015.

Durante a turnê, em 2014, Fred Carrilho se apresentou no Festival de Guitarra de Girona, na Catalunia/Espanha apresentando o concerto “Guitarra Brasileña”, onde apresentou suas composições (música sacra/cristã) e obras tradicionais do repertório de música instrumental Brasileira.

A obra BRASILESSÊNCIA foi premiada na Holanda no concurso promovido pelo NIEUW ENSEMBLE e estreada em Amsterdã durante o GAUDEAMUS MUSIK WEEK (um dos principais eventos da música clássica contemporânea mundial) no MuziekGebouw Hall. DOCUMENTÁRIO: https://www.youtube.com/watch?v=UWA3Tl4Gq7A

Premiado na XIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea promovida pela FUNARTE - Fundação Nacional de Arte, Ministério da Cultura, com a obra “O Despertar do Anjo”.

Tem participado de projetos internacionais de gravações e concertos em países como Brasil, Suécia, Alemanha, França, Polônia, Córsega e Espanha. Dentre os mais recentes eventos estão: Fred Carrilho&Hong Kong Guitar Ensemble [Hong Kong, China], Festival de Guitarra de Girona [Espanha], JazzFest Brandenburg [Brandemburgo, Alemanha], Recital “Guitarres Croissès” em Córsega [França]; gravações na Universidade Fredèric Chopin, em Varsóvia e em Garwolin [Polônia] cidade onde também realizou apresentações de suas composições e Música Brasileira.

Fred foi o único músico latino-americano a participar do Oregon Bach Festival Symposium for Composers (evento que aconteceu em Junho de 2005), em Oregon, Estados Unidos, onde realizou a estréia da obra EVENTVM II “Journey to Eternity” para violão e live electronics.

Foi articulista, arranjador e transcritor da revista Cover Guitarra, com distribuição em todo território nacional e países como Japão, Estados Unidos e Portugal, onde apresentou a coluna “A História do Violão e Sua Evolução”. Foi também colunista e arranjador da revista ViolãoPró onde apresentou obras, arranjos e artigos sobre a música instrumental para violão.

Concertista convidado do Projeto “Violão no MASP” em 1997, 1999 e 2000 [Museu de Artes Assis Chateuabriand], concertos organizados pelo Professor e Violonista Henrique Pinto; Inaugurou em 2005 o Projeto TUBERFIL CULTURAL: Concerto solo COM obras de Paco de Lucia, Fred Carrilho e Francisco Tárrega; Concerto SESI-SP com o espetáculo ‘Música para Violão’. 

Participou diversas vezes do Festival Maio Musical (criado em 1995) – evento cultural organizado e promovido pelo Governo de Indaiatuba através de sua Secretaria de Cultura.

Apresentou o artigo “Interactive Musical Composition to Generalized Distribution based on Stochastic Process" no Iannis Xenakis International Symposium organizado pela Universidade de Atenas, Grécia em associação com a Universidade de Montpellier 3 (Instituto Universitário da França).  

A obra EVENTVM III (para clarinete, trombone, percussão, violão e violino), foi estreada na XVI Bienal de Música Brasileira Contemporânea (FUNARTE), na sala Cecília Meireles.

PROFUSÃO-5 (Toccata) para Quarteto de Percussão foi estreada durante a XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea pelo Quarteto DÍNAMO de Percussão. [ http://www.21st-centurymusic.com/ML210802.pdf]

Realizou Concertos em Duo com os Professores e Violonistas Henrique Pinto (1999) em Campinas (Centro de Produções do Instituto de Artes da UNICAMP)  e São Paulo (Escola Municipal de Música/Centro Cultural Vergueiro), e Gualtieri Beloni Filho na Rede LBV de Televisão (2011). 

Convidado a participar da gravação de um CD, onde atuou como violonista e guitarrista, juntamente com o compositor e pianista de jazz Marcin Malinowski, na cidade de Varsóvia, Polônia, local de realização dos ensaios e gravações. O CD foi inteiramente gravado ao vivo em estúdio durante os dias 26 e 27 de Agosto de 2008. 

A peça Aquarelle Suite para Piano e Trombone encomendada e estreada na América do Sul e na Europa pelo Duo Henneberger-Amrein na Universidade de São Paulo (USP) e no IGNM (Internationale Gesellschaft für Neue Musik) em Basel, Suíça.
 
O DVD "Hino do Corinthians" para violão solo é uma homenagem ao S.C. CORINTHIANS PAULISTA, elaborado a partir do centenário do Clube. O arranjo, especialmente elaborado para a ocasião, utiliza a linguagem peculiar da música clássica integrando-a a elementos da música popular. O DVD foi gravado em 07 de Janeiro de 2011 no Memorial do Clube, no Parque São Jorge/SP.

Entrevista para programa “Músicas que Elevam” da Rede de Televisão da LBV, realizada pelo compositor e professor Eduardo Escalante, transmitido em todo o território nacional. (clique aqui para assistir).

Em Dezembro de 2012 foi convidado a gravar seu arranjo “Hino do Corinthians” para a TV-Gazeta, o qual foi apresentado em rede nacional no tradicional Programa Mesa Redonda, como uma Homenagem à conquista do Campeonato Mundial Interclubes FIFA 2012.
 
Desde 1988 Fred ministra Aulas de Música - Violões e Guitarra, Teoria Musical, Produção e Composição Musical, Harmonia, História e Estética Musical, Percepção e Solfejo musical, Arranjo, Iniciação Musical, Análise Musical, Mixagem, Edição e Masterização de áudio. Ao longo destes 35 anos de atividades musicais tem também se dedicado a elaboração e escrituração de métodos e livros didáticos com enfoque ao aprendizado e desenvolvimento para todos os níveis musicais.
 

Formação Acadêmica
 
  • Mestrado em Música pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) (especialização stricto sensu);
     
  • Bacharel em Composição e Regência Musical pela UNICAMP;
     
  • Bacharel em Música, com habilitação em Violão Erudito, pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM-UniFMU);
  • Graduação em Violão pelo Conservatório Superior de Música "Lins de Vasconcelos" (São Paulo);
  • Graduação em Violão pelo Conservatório Superior de Música "Maestro Henrique Castelari" (Salto, São Paulo);
  • Bolsista FAPESP para a pesquisa de mestrado ‘Métodos Estocásticos com Distribuições Generalizadas para Composição Musical’, junto ao Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.
     
  • Publicação da Tese "Métodos Estocásticos com Distribuições Generalizadas para  Composição Musical" sob a orientação de Jônatas Manzolli e Adolfo Maia Jr., disponível na Biblioteca do Instituto de Artes da UNICAMP [Carrilho, Frederick de Jesus - C235m]; O livro eletrônico [em .PDF] está abaixo.

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos,

porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.

 

Grande é a Tua fidelidade.

A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nEle.

Bom é o SENHOR para os que esperam por Ele, para a alma que o busca.
 


Lamentações de Jeremias 3:22-25

bottom of page